terça-feira, 22 de setembro de 2009

Nossa participação no Jubileu da Paróquia do "Senhor Bom Jesus" foi muito boa. Nossos irmãos do bairro Santa Cruz, particularmente Padre José Gouvêa, nos receberam com muita hospitalidade. Uma acolhida calorosa em que pudemos experimentar "a suavidade dos irmãos que vivem unidos", como nos canta o salmo 133.
O pessoal da liturgia estava afiado, o ministério de música idem... mas quem roubou a cena foi o grupo de aspirantes que fez uma procissão da Bíblia muito bonita (veja a foto).
Parabéns a todos. A paróquia do Senhor Bom Jesus estava realmente muito animada.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tríduo de Santa Teresinha

Olá pessoal...
Na última semana do mês de Setembro teremos a celebração do tríduo de Santa Teresinha. Começa na segunda-feira (dia 28 de setembro) e termina com a festa no dia 1º de Outubro.
A programação será muito simples, como convém a uma festa em louvor a esta santa que quis viver a simplicidade e o despojamento. Acompanhe a programação...

Festa de Santa Teresinha 2009.

Tríduo de 28 a 30 de Setembro
Festa: Dia 01 de Outubro

28 de Setembro (1º dia do tríduo) “A família de Santa Teresinha”.
Refletir sobre o valor da família, a importância do testemunho dos pais de santa Teresinha que foram imprescindíveis no seu caminho de santidade . A relação entre ela e suas irmãs. A urgência de se resgatar o valor da família nos dias de hoje. A dificuldade dos atuais relacionamentos “descartáveis”.
Incentivar neste primeiro dia, a participação de algumas famílias que representariam as ruas de nossa comunidade (bairros Salatiel, Vale do Sol, Conjunto São José, Esplanada...). Trazer um cartaz (meia cartolina) com o nome de cada rua, para que possam receber simbolicamente a bênção.
Celebração dinamizada pela Legião de Maria e Apostolado da Oração,

29 de Setembro (2º dia do tríduo) “Santa Teresinha, uma santa jovem para os jovens”

Vamos refletir sobre a situação dos jovens de hoje. A juventude de Santa Teresinha, sua infância espiritual e maturidade na fé. O que cada um de nós pode fazer para ajudar o jovem de hoje a se aproximar de Deus?
*Trazer uma foto da família para ser ofertado (pelos jovens) no momento da procissão das ofertas. Entregar no momento da apresentação das ofertas. Construir um coração e pregar as fotos no coração


30 de Setembro (3º dia do tríduo) “Santa Teresinha e a vida de discipulado” (referência ao ano catequético, que tem como tema “Catequese caminho para o discipulado”). Como era a catequese no tempo de Teresinha? Qual a imagem de Deus que se apresentava nas primeiras noções da doutrina cristã? Quais os aspectos importantes do caminho de discipulado que percorreu Santa Teresinha?

1º de Outubro (dia da festa) “Santa Teresinha, a vocação sacerdotal e os sacerdotes” (referência ao ano sacerdotal) Refletir sobre a vocação sacerdotal que Teresinha sentia em si, o amor que tinha pelos sacerdotes, e sua disposição de rezar por todos os sacerdotes depois de constatar, na viagem que fez a Roma, os defeitos dos padres na convivência durante a peregrinação. Desde criança, educada na fé, Santa Teresinha aprendeu o grande valor do sacerdócio. Contudo, na adolescência, em sua peregrinação a Roma, foi que se consolidou sua vocação missionária. Em contato próximo com muitos sacerdotes que participavam da viagem, descobriu que estes não estão isentos de fraquezas: “Pelo espaço de um mês, privei com muitos sacerdotes santos, e verifiquei que, se a sua sublime dignidade os coloca acima dos anjos, nem por isso deixam de ser humanos, fracos e falhos…” (Ms A, f. 56r). Pela idealização que fazia do sacerdote, Santa Teresinha poderia ter se decepcionado! Entretanto, sua fé era bem maior e já aí se revela sua maturidade e desejo sincero de “salvar as almas” e de “rezar pelos sacerdotes”. O tema Fidelidade de Cristo... vale a pena também ser refletido
*Convidar os padres da cidade para participar da missa festiva.
* Ver a possibilidade de jogar pétalas de rosas por meio de um avião sobre o bairro... (Ivone)
Fazer também pequenos bilhetes com frases da santa para jogar junto com as pétalas.
No último dia fazer uma partilha com bolo (a ser patrocinado pela paróquia) e salgados, doces, a serem feitos pelos paroquianos.


Venha participar. Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Bairro Esplanada, Praça Frei Arcanjo Ruzzi s/nº tel: 3321.2766 .
As celebrações serão sempre às 19:00h.
Um abraço. Frei Marcos Matsubara, ocd

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Inaugurando o Blog


Olá pessoal, estamos inaugurando o Blog da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Caratinga. Sejam bem vindos! Vamos Participar!