terça-feira, 3 de novembro de 2009

Encontro de paróquias carmelitanas - Rio de Janeiro - 31 de Outubro a 01 de Novembro

Foto dos participantes do Encontro de Paróquias Carmelitanas realizado na Basílica Santa Teresinha , na Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Nossa Paróquia foi representada por Lucimeire Soares e Rita Trigo. Ainda na foto estão freis Luis Fernando (de vermelho) Frei César Cardoso (à frente) e Frei Rubens (atrás)
Da esquerda para a direita: Maria Helena (paroquiana de BH), Fátima , de pé (paroquiana de BH), Rita Trigo (nossa representante) e Frei Rubens
No fim de semana entre 31 de Outubro e 01 de Novembro, a Equipe de Párocos da nossa Província São José, reuniu representantes leigos e párocos das 5 paróquias da Província. Ao todo estavam presentes 12 pessoas: os párocos do Rio (frei Cardoso), São Paulo (frei Rubens), de Belo Horizonte (frei Luís Fernando) e 9 leigos.
O Encontro, iniciado às 17h do sábado, foi conduzido por frei Rubens que colocou os objetivos deste primeiro encontro e pediu aos presentes que se apresentassem e partilhassem suas expectativas em relação à iniciativa. O Encontro teve por objetivo iniciar um entrosamento entre as Paróquias e promover iniciativas que possam ajudar as Paróquias a formar seu rosto carmelitano-teresiano, como riqueza a ser oferecida na Igreja local. Depois das apresentações os representantes da paróquias participaram de um jantar em Copacabana.
No domingo de amanhã, as discussões, acaloradas, giraram em torno das realidades paroquiais e o que cada uma apresenta em relação à espiritualidade carmelitana nas diversas pastorais e movimentos. Às 11:30h o grupo participou da celebração eucarística na Basílica. Na parte da tarde fez-se uma série de sugestões que no futuro poderão ser colocadas em prática: formação de equipe para implantação da Lectio Divina em todas as paróquias; Santas Missões Carmelitanas; Formação de Grupos de Oração Teresiana; Ajuda Mútua no âmbito da Pastoral da Juventude. Em nível prático definiu-se que a Equipe deverá reunir-se duas vezes ao ano para o amadurecimento das propostas e o conhecimento das realidades de nossas paróquias. O próximo encontro foi definido para Caratinga nos dias 3 e 4 de Julho de 2010.
Nas reflexões o grupo utilizou-se dos Documentos dos Encontros das Paróquias Carmelitanas ocorridos na Colômbia em 2003 (Encontro Internacional) e na Argentina 2009 (Encontro da Cicla Sul).
Nas conclusões deste primeiro Encontro todos os participantes foram unânimes em definir esta primeira iniciativa como muito feliz, especialmente porque as lideranças foram bem escolhidas, falavam a mesma linguagem e demonstravam o mesmo entusiasmo e reconhecimento da grandeza e riqueza do Carmelo para a vida cristã das comunidades e das Dioceses em que se encontram. Os membros comprometeram-se em manter contato, trocaram seus endereços eletrônicos e postais e assumiram o compromisso de divulgar a idéia no Conselho Pastoral Paroquial da própria comunidade.

Um comentário:

  1. O GENTE VAMO ATUALIZAR ESSE BLOG QUE VERGONHAS 4 FRADES E 5 ASPIRANTES BOLA PRA FRENTE COM O BLOG

    ResponderExcluir